Sobre os conselhos que nunca sigo

tumblr_static_tumblr_l5kjy5pzbl1qcd7cuo1_500
Créditos

A minha amiga veio me perguntar sobre um momento decisivo na vida dela. Eu enchi o peito, para dar os melhores conselhos, ela me disse que eu tenho dom para fazer as pessoas se sentirem melhor e resolverem seus problemas.

Ela disse uma coisa que ouço há tempos: “Você deveria ser psicóloga.”

Já cheguei até a cogitar essa possibilidade, mas desisti. Cheguei a conclusão de que não sou e nem quero ser profissional, pois meus conselhos jamais se basearão em teorias, eles se baseiam em sentimentos. Eu sei o que você deve estar pensando: que os sentimentos muitas vezes nos enganam. E eu sei disso. Mas não consigo ser diferente. Quando uma amiga minha me procura em busca de aconselhamento, eu abro o ouvido, a mente e o coração e tento, da melhor forma possível ajudá-la a resolver isso.

Com o tempo aprendi “técnicas” de como aconselhar minhas amigas (e amigos) de forma sensata. E descobri–baseada na minha vida e nas minhas falhas — que a gente não pode querer solucionar o problema do outro, mas sim dar conselhos que o façam decidir por si mesmo. Porque é muito fácil resolver o problema dos outros , pois estamos fora da situação, onde a solução é muito prática e não compreendemos como a pessoa não soluciona logo. Mas quem vive a problemática sabe muito bem como é, que as coisas não são tão simples, porque envolvem sentimentos. Não dá para sair por aí falando: “você tem que fazer isso !” Tem que dar sua opinião e mostrar uma deixa para a pessoa resolver o problema dela.

E mesmo assim…

Quem me vê assim toda confiante , dando o melhor conselho para a minha melhor amiga sobre o seu relacionamento amoroso, nem desconfia que eu sou um desastre neste tema.

Nem desconfia que ao contrário do que costumo dizer às minhas amigas, já chorei por homem, já briguei por homem, já me humilhei para homem, já fui feita de boba por um homem, que talvez nunca vai soube ou saberá me valorizar. Mas quem gosta de expor suas fraquezas? Eu não gosto. Sou a “durona” na frente das pessoas e a sensível dramática, no maior estilo “atriz de novela mexicana” com rímel escorrendo e tudo, dentro do meu templo (leia-se quarto).

Sabe aquele papo de não viver o que prega? Na parte de relacionamento sou assim.Minha vida amorosa é espontânea, e nunca sei qual será a minha reação quando os dilemas aparecem. Já tentei, juro, mas não sei reagir de maneira encenada. Não sei decorar meia dúzia de palavras na frente do espelho, no melhor ângulo e segurar o choro quando vou me relacionar com alguém. Eu até tento seguir todo aqueles conselhos que dou às minhas amigas, porém, confesso que não os sigo. Soa clichê, eu sei, mas sou uma verdadeira “caixinha de surpresas”.

Acontece que quando a gente ama, acaba fazendo essas besteiras por amor, que nem sempre valem a pena. Mas são necessárias para o nosso crescimento e, também conta como experiência. E você, eu e aquela sua amiga “conselheira” ainda vão passar por isso.

Ninguém tem a vida perfeita, e por melhores que os meus conselhos possam parecer , eu sei que no fim das contas as consequências a gente passa sozinho. E que bom que Deus me deu esse dom de aconselhar, e de aprender com os outros e transmitir o que sei. E que bom que meus conselhos ajudam as pessoas, é mesmo uma pena eu não conseguir segui-los (ou talvez não).

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre os conselhos que nunca sigo

  1. A vida é feita de momentos, expectativas, realizações, enfim do agora e dos conselhos que deveríamos, mas deixamos de seguir rs
    Adorei teu blog de verdade, não sigo de volta se não gostar!! Espero que além disso renda uma amizade 😄😄😄
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s